Qual a ideia que você tem de branding? 😘

Se eu fosse resumir seria, o branding é tudo, toda a “personalidade” e atributos moram nele, é um conjunto de processos que têm como objetivo melhorar o entendimento da marca por parte do público.

Mas antes de tudo precisamos entender o que é marca e a melhor maneira de te explicar é deixando claro que a marca não é apenas um logotipo, ela é muito além disso…

A marca é sim um conjunto de signos e símbolos, ou seja, quando falamos de gestão da marca estamos falando do logo, o nome da empresa/produto, o slogan, as cores, mas também dos valores que estão relacionados ao que esses recursos visuais e linguísticos representam, podemos dizer que é um conjunto de estratégias e ações para construir e posicionar uma marca/produto no mercado.

Um exemplo bem sucedido e conhecido é da Apple que traz por trás de sua marca a ideia além do minimalismo, a eficiência e o design, dessa maneira a gestão da marca existe para que a Apple continue sendo percebida dessa maneira, a empresa que produz os melhores celulares, que são fáceis e melhores de usar, criando um desejo muito além do produto. Ou seja, a história e a reputação da empresa também ajudam a compor uma marca. É, portanto, uma soma de atributos intangíveis.

É fundamental que a empresa esteja alinhada com todos os seus departamentos, que crie uma atmosfera, porque não adianta vender uma imagem de moderna e acessível, daí sua ouvidoria demorar uma semana para responder uma reclamação, a instituição estará dando um tiro no pé.

Imagem e realidade devem estar alinhadas…